quarta-feira, 24 de agosto de 2011

IUCI promove simpósio em Araxá

Os doutores José Geraldo Ferreira e Expedito Ribeiro são os conferencistas do 1º Simpósio do IUCI / Divulgação
 
Os doutores Expedito Eustáquio da Silva Ribeiro, professor livre-docente USP/SP, diretor do Serviço de Hemodinâmica do Incor USP, e José Geraldo Ferreira Gonçalves, doutor em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), chefe da disciplina de Cardiologia da UFTM, são os convidados para ministrarem conferências no 1º Simpósio Cardiovascular IUCI, neste sábado, 27 de agosto de 2011, em Araxá (MG), voltado para médicos intensivistas, cardiologistas e plantonistas de pronto-socorro, com patrocínio da Astra Zeneca.

Os palestrantes abordarão temas relevantes na urgência cardiológica como "Tratamento Clínico da Síndrome Coronária Aguda" e "Tratamento Intervencionista no Infarto Agudo do Miocárdio".

O IUCI Medicina Cardiovascular tem como compromisso a assistência médica altamente capacitada associada a uma estrutura tecnológica de última geração visando ao mais alto nível de assistência à saúde de seus pacientes. Além disto, preocupa-se com a formação científica realizando simpósios anuais com conceituadas autoridades nacionais e internacionais em cardiologia clínica e intervencionista. A diretoria do IUCI ressalta que o evento deste sábado tem o objetivo de apresentar e discutir os avanços científicos e tecnológicos na área oportunizando reciclagem e atualização aos especialistas.

IUCI Medicina Cardiovascular
O IUCI Medicina Cardiovascular, um dos mais modernos centros de cardiologia intervencionista do interior do Brasil, é pioneiro em avançados tratamentos cardiológicos e endovasculares dispondo dos mais revolucionários aparelhos de hemodinâmica e de ultra-som intraconorário.

O IUCI tem como compromisso a assistência médica altamente capacitada associada a uma estrutura tecnológica de última geração visando ao mais alto nível de assistência à saúde de seus pacientes. Além disto, preocupa-se com a formação científica realizando simpósios anuais com conceituadas autoridades nacionais e internacionais em cardiologia clínica e intervencionista.

Diretores do IUCI
Dr. Aldo Aler Tomás; Dr. Carlos Eduardo Bissoli Balbão; Dr. Fernando de Martino; Dr. José Carlos Felipe Abud; Dr. Ricardo Soffiatti Mesquita de Oliveira; Dr. Rone Marques Padilha; Dr. Sérgio Corrêa Prata

IUCI Medicina Cardiovascular
Unidade Uberaba anexa ao Hospital São Marcos
Avenida Santos Dumont, 2191 - (34) 3311-6200

Unidade Araxá anexa ao Hospital Regional Dom Bosco
Praça Coronel Adolfo, 68 - Centro - (34) 3612-6300 

via Rose Dutra/Uberaba
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Fórum de segurança nas escolas estará em Araxá nesta quinta (25)

DATA: Quinta, dia 25 de agosto
HORÁRIO: 8 horas
LOCAL: Hotel Pousada Dona Beja - Araxá

A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, sedia, nesta quinta-feira (25/8/11), mais um encontro regional do Fórum Técnico Segurança nas Escolas: Por uma cultura de paz, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento acontece Hotel Pousada Dona Beja (Av. Ministro Olavo Drummond , 45 - Bairro Novo São Geraldo), a partir das 8 horas, quando serão discutidas propostas contra a violência no ambiente escolar. O encerramento será às 18 horas. As inscrições podem ser feitas no site www.almg.gov.br ou pessoalmente, no dia do encontro. As vagas são limitadas.

Leia a matéria completa e a programação

via Imprensa | ALMG
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

sábado, 20 de agosto de 2011

Fórum "Segurança nas Escolas"

Araxá (Alto Paranaíba) sedia, na próxima quinta-feira (25/08/11), o quarto encontro regional do Fórum Técnico Segurança nas Escolas: Por uma cultura de paz, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais - através das Comissões de Educação, Ciência e Tecnologia (presidida pelo deputado Bosco) e de Segurança Pública (presidida pelo deputado João Leite) - para discutir propostas contra a violência no ambiente escolar. O evento será realizado a partir das 8 horas, no Hotel Pousada Dona Beja (Avenida Ministro Olavo Drummond, 45, Bairro Novo São Geraldo), com encerramento às 18 horas. As inscrições podem ser feitas no site www.almg.gov.br ou pessoalmente, no dia do evento. As vagas são limitadas.

Após a abertura do encontro, haverá uma exposição da psicóloga Deborah Maciel Corrêa, Mestre em Educação e doutoranda em Sociologia pela UFMG. Depois dela será a vez da Analista do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo do Estado de Minas Gerais, Karina Rabelo Leite Marinho. Na sequência, três grupos de trabalho se reúnem para discussões e aprovação de propostas sobre os temas: Violência no ambiente escolar, Integração de ações e programas e Prevenção e combate à violência escolar.

As sugestões do Alto Paranaíba e Triângulo vão se somar às das demais regiões do Estado para a etapa final do fórum técnico em Belo Horizonte, prevista para 4, 5 e 6 de outubro, quando será aprovado um documento de Minas contendo propostas de ações aos diversos órgãos competentes. Já foram realizados encontros regionais em Juiz de Fora (Zona da Mata), Janaúba (Norte de Minas) e Varginha (Sul de Minas), com eleição de representantes para a etapa final. Ainda acontecerão dois encontros regionais: Contagem (dia 22/ago) e Teófilo Otoni (01/set).

Objetivos - O fórum técnico tem como objetivos conhecer os problemas enfrentados pelos alunos e profissionais da educação, decorrentes da violência dentro e fora do ambiente escolar, e discutir propostas de integração de órgãos e políticas públicas relacionadas à questão da violência neste ambiente. Além disso, o fórum também pretende buscar, nas entidades representativas da sociedade civil e nos setores público e privado, subsídios para a formulação de políticas públicas visando à prevenção e ao combate à violência nas escolas

Para a programação completa do evento entre no link : http://www2.almg.gov.br/hotsites/2011/forum_escolas/programacao_araxa.html

-- 

FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sábado agitado nas escolas de Araxá

Alunos do Senac vão levar cuidados com a saúde e estética para duas instituições na cidade

 

Neste sábado (20) os alunos da Escola Estadual Vasco Santos, em Araxá, terão uma manhã diferente. Ao invés de aulas, eles vão receber cuidados com a saúde e orientações pela turma de enfermagem do Senac Araxá. Além de participar de diversas atividades esportivas em comemoração ao Dia do Estudante (11 de agosto).

Na ação, que será realizada das 8 às 11h, os estudantes do ensino médio vão poder tirar dúvidas sobre sexo seguro. Entre os temas estão as doenças sexualmente transmissíveis, o uso da camisinha e a gravidez na adolescência. "Além de informar e conscientizar os jovens, a ação comunitária também vai contribuir ainda mais para formação dos alunos do Senac," destaca a instrutora de enfermagem, Ana Eugênia Loyolla Hollanderf de Moura.

As atividades em comemoração ao Dia do Estudante também vão acontecer na Escola Municipal Padre Inácio, na zona rural de Araxá. No local, os alunos poderão cuidar da beleza. Corte de cabelo e penteados serão feitos por 11 estudantes do curso de Cabeleireiro o Senac acompanhados pela instrutora Rosalina Gomes de Paula. A ação acontece das 8h às12h.

 

Escola Estadual Vasco Santos

Sábado (20/8) das 8h às 11h

Rua Dr. Edmar Cunha, 10

 

Escola Municipal Padre Inácio

Sábado (20/8) das 8h às 12h

Zona Rural de Araxá


Silla Silva | G.A.

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

1º Seminário de Centros de Treinamentos de Seleção

Evento reúne cidades mineiras pré-candidatas a Centros de Treinamento de Seleção

O Sebrae-MG e a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa) promovem o 1º Seminário de Centros de Treinamentos de Seleção, em Araxá. O evento irá abordar temas sobre as qualidades e requisitos que uma cidade deve ter para receber uma seleção internacional de futebol. O seminário é realizado no dia 12 de agosto, no Grande Hotel Taúa.

O evento reúne reunir representantes das 12 cidades mineiras pré-candidatas a serem Centros de Treinamento de Seleção para a Copa de 2014. Também participam das discussões personalidades do futebol internacional, como Carlos Alberto Parreira (ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol durante duas Copas do Mundo e técnico da Seleção Sul-Africana na Copa de 2010) e Francisco Maturana (ex-técnico e atual diretor técnico da Seleção Colombiana de Futebol).

1º Seminário de CTS em Araxá
12 de agosto, das 9h às 15h
Grande Hotel Tauá
Araxá/MG

Simone Guedes |  Imprensa Sebrae-MG

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Vem aí o 2º Festival de Inverno da Serra da Canastra

Projeto leva cinema ao ar livre a localidades do Circuito da Canastra e Quinteto Villa-Lobos, pela primeira vez, a Araxá.

Cidade pólo do Circuito da Canastra, Araxá foi escolhida para abrir o 2º Festival de Inverno da Serra da Canastra, evento que acontecerá com entrada franca entre os dias 26 e 28 de agosto também em mais duas localidades da região, Tapira e São João Batista.

A primeira edição do Festival, que aconteceu ano passado no município de São Roque de Minas, contou com a participação de artistas reconhecidos e teve um público estimado em mais de 2.500 pessoas.

Para esta 2º edição, o Festival vai oferecer apresentações de diversas manifestações como cinema e música popular, possibilitando o acesso de todas as camadas sociais às atividades realizadas. O objetivo é promover uma movimentação cultural numa das regiões mais importantes do Brasil, berço do Rio São Francisco, inserindo novas localidades associadas ao Circuito da Canastra.

A novidade para esta 2º edição é o "Cine SESC Canastra", circuito de cinema que exibirá o longa-metragem nacional "Tapete Vermelho", do diretor, Luiz Alberto Pereira, e estrelado pelo ator, Matheus Nachtergaele. O filme conta a história de Quinzinho (Matheus Nachtergaele), um homem simples do campo, que para pagar uma promessa, decide levar seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 9 anos, para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema, assim como fez seu pai quando era garoto. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme. 

As exibições nas três localidades serão precedidas por show receptivo do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira, que se apresentam em trio, com repertório aderente à proposta do filme.

O Festival contará também com concerto do Quinteto Villa-Lobos, que fará apresentação inédita em Araxá. Grupo carioca de prestígio internacional fundado em 1962, e que possui 16 discos gravados. A atual formação musical está junta há 13 anos.

De acordo com o idealizador e produtor do Festival, Marcelo Mamede, as atrações que farão parte desta 2º edição retratam e valorizam o jeito de ser de nosso povo, respeitando sua cultura e referências estéticas, além de preencher uma lacuna: duas das localidades não possuem salas de cinema e Araxá, apenas uma sala de exibição cinematográfica.

"Todas as atrações fazem referência à Brasilidade, ou seja, ao jeito de ser de nosso povo, representado muito bem no filme Tapete Vermelho e nas apresentações musicais escolhidas. O Quinteto Villa-Lobos possui um repertório inspirado em grandes compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, entre outros", explica Marcelo Mamede.

A 2ª edição do Festival de Inverno da Serra da Canastra é apresentada pelo Ministério da Cultura e CBMM, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. É uma realização da Moinho Cultural, SESC/MG – Unidade Araxá e tem como parceiros: Circuito da Canastra; Fundação Cultural Calmon Barreto; e as Prefeituras de Araxá, São Roque de Minas e Tapira.

Confira a programação completa:

ARAXÁ (Fundação Cultural Calmon Barreto)
26/08 - sexta
Cine SESC Canastra
19h MÚSICA: Abertura com Show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira
20h CINEMA: Exibição do Filme Tapete Vermelho, estrelado por Matheus Nachtergaele
27/08 - sábado
CONCERTO
20h Quinteto Villa-Lobos (RJ)

SÃO JOÃO BATISTA DA SERRA DA CANASTRA
Praça Cristino José Ferreira
27/08 - sábado
Cine SESC Canastra
19h CINEMA: Exibição do Filme Tapete Vermelho, estrelado por Matheus Nachtergaele
21h MÚSICA: Show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira

TAPIRA
28/08 - domingo
Cine SESC Canastra
19h MÚSICA: Abertura com Show do violeiro Luiz Salgado e Grupo Expresso Caipira
20h CINEMA: Exibição do Filme Tapete Vermelho, estrelado por Matheus Nachtergaele

Para conhecer mais sobre o evento participe de nossas redes sociais:

Douglas Luzz e Michele Borges | Ciclo
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Conferência Regional do Trabalho Decente em Araxá recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para a Conferência Regional do Trabalho Decente em Araxá. O evento, que acontece no dia 12 de agosto, é o primeiro de cinco preparatórios para a 1ª Conferência Estadual do Trabalho Decente (CETD), que será realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), nos dias 06 e 07 de outubro, em Belo Horizonte. O objetivo da conferência é promover um amplo debate envolvendo a temática de políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social.

Para esta conferência podem se inscrever representantes do poder executivo, empregadores, trabalhadores e organizações do terceiro setor com atuação no Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas e Alto Paranaíba. No encontro regional serão eleitos 60 delegados, que se somarão aos 60 escolhidos em cada uma das demais conferências, somando os 300 irão se reunir na Conferência Estadual.

Também serão sede das Conferências Regionais as cidades de Varginha (Região Sul – 26/08), Governador Valadares (Região da Zona da Mata e Rio Doce – 02/09), Montes Claros (Região do Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas e Vale do Mucuri – 16/09) e Belo Horizonte (Região Central e Centro Oeste – 30/09).

O formulário de inscrição para a Conferência Regional de Araxá está disponível no sítio eletrônico da Sete e pode ser acessado pelo endereço www.trabalho.mg.gov.br. As inscrições também podem ser realizadas na unidade de atendimento ao trabalhador do Sine de Araxá, localizada na Rua Presidente Olegário Maciel, 284, no Centro, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Trabalho decente

O trabalho decente é compreendido como o trabalho produtivo, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. Seu conceito se apoia nos quatro objetivos estratégicos definidos no marco da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que são o respeito às normas internacionais do trabalho, promoção do emprego de qualidade, extensão da proteção social e diálogo social.

Via Agência Minas

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

CVT de Araxá ganha novo parceiro

O Centro Vocacional Tecnológico de Araxá (CVT) ganhou mais um parceiro: o Colégio Dom Bosco. Recentemente, a escola doou para a unidade materiais de consumo e limpeza. Durante a entrega, os alunos da escola conheceram o CVT, sua finalidade e funcionamento.

"Gesto louvável e exemplo de solidariedade. A equipe do CVT agradece e manifesta reconhecimento pela postura positiva do Colégio Dom Bosco em ações que contribuem para uma sociedade mais justa com oportunidades para todos", disse a coordenadora geral do CVT, Angélica de Faria.

O CVT de Araxá é uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes - MG), com apoio das Prefeituras Municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.

A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, e 4.5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do País. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 500 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, mais de mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, por meio de emendas parlamentares.

Centro Vocacional Tecnológico de Araxá
Avenida Amazonas, nº 200 - São Geraldo | Araxá / MG
(34) 3662 3929

via Agência Minas

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura