quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Festival divulga balanço final

Números surpreendem organizadores do evento

Foram mais de 80 horas de música ao longo de um mês e um público de milhares de pessoas presentes em cada apresentação no Estádio Fausto Alvim e outras localidades da cidade de Araxá para acompanhar as cerca de 70 atrações artísticas da terceira edição do Festival de Cultura e Arte, ACIA FestNatal. Outro ponto relevante, segundo os organizadores, foram dezenas de milhares de internautas que acompanharam o festival por intermédio do site oficial e das ações nas redes sociais em toda internet.

Segundo estimativas, o ACIA FestNatal impactou em milhões de reais na economia da cidade, atingindo uma grande ocupação dos quartos da rede hoteleira. A cidade contou também com a visita de vários turistas de diversas localidades.

Mas não foram somente os shows de artistas consagrados, peças de teatro e performances de dança que movimentaram os visitantes. O evento organizou outras atrações como Festival de Novos Talentos e Folia de Reis, que também foram sucesso de público.

O ACIA FestNatal Araxá 2011 também contribuiu com ações sociais. Em todas as peças de teatro apresentadas no evento contaram com centenas de atores treinados pela Fundação ACIA. Além de socializar, o evento gerou outras centenas de empregos direta e indiretamente.

via Anderson Tissa | Serifa
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Três atrações encerram o ACIA FestNatal Araxá 2011

Festival chega ao fim nesta terça-feira (27)

Após as mais de setenta atrações que aconteceram durante o Festival de Cultura e Arte, ACIA FestNatal Araxá 2011 chega ao seu final nesta terça-feira (27) com mais três shows. O Estádio Fausto Alvim (Av. Imbiara, 620) será palco do encerramento do evento, que espera receber neste último dia 7 mil pessoas.

Quem abre os três últimos shows do Festival é a banda Lira Araxaense, que foi já se apresentou anteriormente nesta edição do evento. A banda é considerada patrimônio cultural da cidade e claro, não poderia ficar de fora do encerramento. A Lira Araxaense se apresenta às 19h30.

Às 20h, o público irá conhecer o vencedor do Festival Novos Talentos e na sequência tentará a sorte no tradicional sorteio do evento. Serão sorteados vários prêmios, como: duas bicicletas, dois videogames, um notebook e um TV de 32 polegadas.

Para encerrar programação do Festival de Cultura e Arte, ACIA FestNatal Araxá 2011, sobe ao palco, às 21h, a dupla sertaneja que possui projeção de nível nacional e é o grande orgulho da cidade: Emílio e Eduardo. Os shows da dupla são sempre calorosos e contagiam o público. Desta vez não será diferente. A entrada para as três atrações é franca.

Mais informações no site oficial do evento: www.aciafestnatal.com.br.

Sobre ACIA FestNatal
O Festival de Cultura e Arte ACIA FestNatal inova em diversos aspectos para tornar Araxá uma referência para o estado em festividades de fim de ano. Com duração de mais de 30 dias, o evento oferece centenas de atrações que vão desde shows musicais ao teatro e dança.

via Anderson Tissa | Serifa
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Agora é a vez da música erudita no festival

Cantilena Ensemble, orquestra de câmara formada por músicos com ampla experiência no cenário da música erudita do país. Essa será a atração para esta sexta-feira (23) no Festival de Cultura e Arte, ACIA FestNatal Araxá 2011.

Centrada numa abordagem arte-educativa, o grupo paulista, fundado em 2006 pela violinista Maria Fernanda Krug, pretende resgatar, preservar e divulgar a música erudita do Brasil e relacionar essas obras musicais aos fatos marcantes de nossos mais de 500 anos de história à partir das 21h, no Estádio Fausto Alvim (Av. Imbiara, 620).

A apresentação é gratuita. Acesse www.aciafestnatal.com.br e veja toda programação do festival.

Recesso no ACIA FestNatal
O Festival de Cultura e Arte ACIA FestNatal inova em diversos aspectos para tornar Araxá uma referência para o estado em festividades de fim de ano. Com duração de mais de 30 dias, o evento oferece centenas de atrações que vão desde shows musicais ao teatro e dança. Porém, o evento entra em recesso nos dias 24 e 25 e volta a acontecer na segunda-feira (26) com a Banda Divinil se apresentando às 21h no Estádio Fausto Alvim.

Ludimila Rodrigues | Serifa
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

'Presente Para Todo Mundo' promete emocionar público

Em clima de Natal, evento apresenta peça teatral para toda família

Mais uma noite para emocionar o público no Festival de Cultura e Arte, ACIA FestNatal Araxá 2011. Desta vez não será a música e nem a dança, mas sim o teatro que irá comover cada pessoa que estiver presente. Nesta quarta-feira (21), às 21h, será realizado no Estádio Fausto Alvim (Av. Imbiara, 620), com entrada franca, a peça teatral "Presente Para Todo Mundo".

Para se ter ideia do tamanho do espetáculo apenas o elenco é composto por mais de 200 atores. "Contamos com artistas profissionais, semi profissionais, amadores e figurantes, todos advindos de centros culturais, escolas públicas e grupos artísticos locais. Vejo este trabalho como papel chave no processo de formação humana e de platéias em artes cênicas", explica Valda Sanchés, Presidente da Fundação Cultural ACIA.

A autora Rita Blasiis assina a obra. Para outras informações acesse www.aciafestnatal.com.br.

Sobre o ACIA FestNatal
O Festival de Cultura e Arte ACIA FestNatal inova em diversos aspectos para tornar Araxá uma referência para o estado em festividades no final do ano. Com duração de mais de 30 dias, o evento oferece centenas de atrações que vão desde shows musicais, teatro e dança.

via Anderson Tissa | Serifa
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Fim de semana com muitas atrações no ACIA FestNatal

Para quem está ou for a Araxá neste fim de semana terá diversas opções de entretenimento. 

A terceira edição do Festival de Cultura e Arte, Acia FestNatal oferece várias atrações que vão desde o teatro a música popular. A noite de sábado (10)  será de muito romantismo. É que Alexandre e Amanda se apresentarão no Estádio Fausto Alvim (avenida Imbiara, 620), às 20h. Neste dia, os  portões estarão abertos ao público. 

Após o show da dupla, o público vai assistir um conjunto que se destaca no cenário nacional e internacional com apresentações orquestradas. A Orquestra Sinfônica de São Paulo (Sesc), trarão ao som de acordeon com concertos em todos os estilos, inclusive marchinhas antigas de carnaval.

A festa continua no domingo (11) pela manhã (10h), também no Estádio Fausto Alvim, com o Festival Novos Talentos, que visa valorizar e divulgar artistas locais e da região.  Simultaneamente, acontece na Igreja Barreiro um dos mais importantes festejos da igreja católica, a Folia de Reis.

Ao anoitecer, às 20h, na Igreja São Sebastião será realizada a peça de teatro "O filho mais que pródigo", do Grupo Fratelo. O encerramento será no Estádio Fausto Alvim. O ACIA FestNatal apresenta um dos melhores shows instrumentais do Brasil. O saxofonista Caio Mesquita apresentará um vasto repertório da música popular brasileira. 

Sobre o ACIA FestNatal
O Festival de Cultura e Arte ACIA FestNatal inova em diversos aspectos para tornar Araxá uma referência para o estado em festividades de fim de ano. Com duração de mais de 30 dias, o evento oferece centenas de atrações que vão desde shows musicais ao teatro e dança.

via Anderson Tissa | Serifa
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

ACIA FestNatal apresenta "O Grande Encontro"

Pereira da Viola, Marcos Biancardini e Roberto Correa cantam juntos no Festival de Cultura e Arte

A terceira edição do Festival de Cultura e Arte, ACIA FestNatal, com apenas treze dias de evento, já proporcionou momentos emocionantes. A dupla folclórica Sá e Guarabyra, a calmaria de Gabriel Sater, as vozes do Coral Maior Encanto do Sesc, as violas Saulo Laranjeira e Saldanha Rolin, os causos de Chico Lobo e claro, o espirituoso Papai Noel levaram várias pessoas aos sorrisos e as lágrimas. Nesta sexta-feira (9), o público de toda região irá presenciar mais uma apresentação que promete emocionar os amantes da música caipira. Os cantores Pereira da Viola, Marcos Biancardini e Roberto Correa irão proporcionar o "O Grande Encontro".

Os violeiros apresentam um espetáculo interativo, alegre e conceitual da cultura popular mineira no qual, retratam a influência da cultura do "contador de histórias, aquele que guarda e transmite a memória do seu povo". O show mantém os vínculos poéticos, ideológicos e de sonoridades do campo. Contudo, eles apontam novos caminhos ao propor uma interlocução com a MPB.

"O talento e estilo único destes artistas fizeram com que fossem alçados a ícones da viola caipira, não apenas pela crítica e mídia, como também pelo público que se encanta pelo seu virtuosismo e carisma", explica Sergio Abreu, diretor de programação do ACIA FestNatal 2011.

"O Grande Encontro" será no Estádio Fausto Alvim - Av. Imbiara, 620, às 21h, com entrada franca. Para mais e outras informações acesse www.aciafestnatal.com.br

Sobre o ACIA FestNatal
O Festival de Cultura e Arte ACIA FestNatal inova em diversos aspectos para tornar Araxá uma referência para o estado em festividades no final do ano. Com duração de mais de trinta dias, o evento oferece centenas de atrações que vão desde shows musicais, teatro e dança.

via Anderson Tissa | Serifa
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ACIA FestNatal - Quatro atrações marcam a noite desta quinta

Até o momento mais de 20 mil pessoas visitaram o Festival 

No clima natalino, o Festival de Cultura e Arte, ACIA Fest Natal apresenta diversas atrações durante a semana e o público tem correspondido positivamente. Até o momento estima-se que 20 mil pessoas já passaram pelo evento, média de duas mil por dia, são esperadas mais de 120 mil delas até o encerramento que acontece no dia 27 de dezembro.

Na noite desta quinta-feira (8) o público irá acompanhar quatro atrações. Às 20h, o Festival apresenta mais um esquete, desta vez a Escola Coronel José Adolfo Aguiar será a responsável pela pequena peça. Na sequência, às 20h30, Álvaro Júnior interpreta suas canções românticas. No clima do romance, a dupla Luiz Carlos e Alexandre cantam o melhor do sertanejo. E para encerrar a festa o cantor Edinho Souza vai fazer todos dançarem com seu xote nordestino.

As apresentações, com entrada franca, acontecem no Estádio Fausto Alvim – Av. Imbiara, 620. Outras informações em www.aciafestnatal.com.br

Sobre o ACIA FestNatal
O Festival de Cultura e Arte ACIA FestNatal inova em diversos aspectos para tornar Araxá uma referência para o estado em festividades no final do ano. Com duração de mais de trinta dias, o evento oferece centenas de atrações que vão desde shows musicais, teatro e dança. 

Anderson Tissa | Serifa
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO