sexta-feira, 11 de maio de 2012

Força Tarefa e Mobilização Social contra Dengue trabalham em Araxá

Equipes de articuladores sociais e agentes de zoonoses do Estado, somando mais de 70 pessoas, estão desde o dia 07 (segunda-feira), visitando moradores e buscando parcerias para o combate à Dengue em Araxá. Os trabalhos prosseguem nesta sexta e sábado (veja programação abaixo).

O Município é polo de microrregião da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba (SRS Uberaba) e conta população de mais de 90 mil pessoas. Até este momento, já foram notificadas 558 casos de Dengue, segundo o coordenador municipal de Vigilância Epidemiológica, José Renato Silva Junior.

Na manhã da última terça-feira (08) foi realizada reunião entre prefeitura, articuladoras sociais e referências regionais, com presença de mais de 40 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, acadêmicos de enfermagem, secretários, entre outros.

Na parte da tarde, foi realizada reunião intersetorial com parceiros do município e entrevista coletiva com a equipe técnica municipal e o superintendente regional de saúde de Uberaba. Na reunião, compareceram representantes da biblioteca pública, Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Zoonoses, Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), Polícia Militar, Vigilância em Saúde e SRS Uberaba.

O fisioterapeuta e professor da Uniaraxá, Luiz Fernando Castro, informa que "hoje temos alunos em 11 campos de estágios, três deles em parceria com o setor público. A ideia é levá-los a absorver a realidade através da prática e, em contrapartida, informar os usuários sobre a Dengue através de atividades como o Projeto Sala de Espera, o Grupo Hiperdia e Terapias de Grupo".

Já a secretária municipal de saúde, Patrícia Auxiliadora, afirma que através dessas ações "estamos plantando uma semente para o futuro; se dermos continuidade a este trabalho, com certeza não teremos a mesma demanda de Dengue no próximo ano". O superintendente regional de saúde, Iraci Neto, lembra que "o estado tem realizado grandes parcerias com os municípios, para auxiliar o trabalho de controle da Dengue, sempre junto com a população, que é a grande parceira nesta luta".

A equipe mobilizadora também se reuniu com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e com a empresa Vera Cruz, de transportes urbanos e rodoviários, a fim de fortalecer parcerias para o município e trabalhar a dengue no comércio e dentro das empresas. Também realizou panfletagem educativa em locais estratégicos e visitou a Paróquia São Domingos.

Programação:

Sexta-feira (11/05): Trocas de materiais recicláveis por material escolar das 09 às 16h, na Avenida Amazonas, no estacionamento da Igreja São Geraldo, através do caminhão Dengue Móvel.

Sábado (12/05): Evento Minha Cidade Sem Dengue, das 09 às 12h, na Praça Governador Valadares.


via Agência Minas
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.