quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval com "Gentileza no Trânsito" em Araxá

Campanha educativa vai orientar os foliões para tolerância no trânsito nesta sexta (17)

 

É época de alegria e muita diversão. O carnaval esta começando e no período, a falta de tolerância no trânsito e o número de infrações aumentam. Para conscientizar motoristas e pedestres em Araxá, alunos do programa Jovem Aprendiz do Senac realizam nesta sexta-feira (17), a campanha "Gentileza no Trânsito". A ação acontece das 13h às 17h na praça Governador Valadares, no centro da cidade.

 

De acordo com a supervisora pedagógica do Senac Araxá, Thâmara Goulart, os condutores vão ser abordados por uma blits diferente. Ao invés de multas e advertências, serão distribuídos panfletos de conscientização. "Vamos aproveitar o período de carnaval e reforçar a importância da gentileza para um trânsito mais seguro. Os alunos vão orientar o público contribuindo para que a folia não acabe antes da hora", destaca.

 

O projeto "Gentileza no Trânsito", uma parceria entre Senac, Sesc e Assessoria de Trânsito de Araxá –ASTRAN, deverá continuar até o mês de agosto. Os alunos do programa Jovem Aprendiz estão sendo preparados para levar a campanha nas escolas da cidade.  Segundo a analista de projetos do Sesc, Rita de Cássia da Silva, o objetivo é desenvolver um trabalho de conscientização com o público de todas idades. "Nesta sexta vamos orientar os condutores, mas é preciso educar também as crianças, para que se tornem adultos conscientes", enfatiza.  


Ação: "Gentileza no Trânsito"

17/02/2012 | Sexta-feira

Horário: das 13h às 17h

Local: Praça Governador Valadares - Bairro Centro

Mais informações: (34) 3662-2720


Silla Silva | G.A.

--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Emater e municípios da região de Araxá firmam parceria para melhorar produção de queijo

Convênio firmado entre a Emater e a Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) vai melhorar a assistência técnica aos produtores de queijo minas artesanal. O gerente regional da Emater, Gustavo Laterza, que assinou no início do mês o convênio, afirmou que o acordo "fomentou a parceria para novas conquistas e desafios." 

A proposta de parceria vinha sendo negociada desde dezembro de 2011, sempre com foco no programa Queijo Minas Artesanal Araxá. "Fizemos uma grande ação de parceria tendo a participação e cooperação do Calimério Guimarães, do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) de Araxá. "Ele fez dobradinha conosco nesta apresentação da proposta aos municípios da região", ressaltou Gustavo Laterza. 

A Ampla tem nove municípios associados: Araxá, Pratinha, Ibiá, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira, Campos Altos, Medeiros e Tapiraí. A entidade atua com o objetivo de prestar serviços de interesse dos municípios e ter importante papel representativo junto aos poderes constituídos e sociedade organizada.

"Diante público potencial de 1 mil produtores de queijo na região, atualmente há 19 produtores cadastrados junto ao IMA e outros 10 em processo de adequação para cadastramento", informou o gerente da Emater. 

Gustavo Laterza avalia que "o cenário está favorável para o incremento de adesões de produtores junto ao programa. O mercado consumidor está exigente sobre a necessidade de segurança alimentar e consciente sobre a importância sóciocultural do queijo minas artesanal." 

Desde o início do programa de certificação, a Emater vem prestando assessoria técnica aos produtores de queijo interessados e suas entidades representativas, visando disponibilizar soluções como oferta de capacitações, visitas técnicas, implantação de unidades demonstrativas e outras, com acompanhamento para a conclusão das adequações necessárias para a obtenção do selo do IMA. 

"Esta parceria institucional com a Ampla é uma grande oportunidade para somarmos esforços com foco definido, visando potencializar recursos e parcerias na promoção dos produtores interessados junto ao programa Queijo Minas Artesanal", afirma o gerente regional da Emater.

via Agência Minas

Veja também o que publicamos sobre queijo

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Prefeito de Araxá convida professores da Uniube para discutir tecnópole

Divulgação

Prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, conduz a reunião com os professores da área estratégica da Universidade de Uberaba, a Diretoria da Santa Casa de Araxá, e os secretários municipais: Alda Sandra Barbosa Marques (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias); Patrícia Auxiliadora Silva (Saúde) e André Luís Sampaio Borges (Assuntos Jurídicos)
 
O prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, quer transformar a cidade em um centro de desenvolvimento tecnológico contando com parceria de universidades, inclusive da  Europa. Na semana passada, ele convidou para reunião que discutiu o assunto os professores  da Universidade de Uberaba (Uniube), a Diretoria da Santa Casa de Araxá, e os secretários municipais.

O prefeito esteve em alguns países, como Israel e Espanha, onde conheceu  projetos similares e acredita na possibilidade de obter êxito implementando proposta similar em Araxá, inserindo neste contexto a participação de grandes empresas da região já instaladas e outras que estão para chegar. 

via Rose Dutra
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Inscrições abertas para o Programa Senac de Gratuidade em Araxá

Inscrições abertas para o Programa Senac de Gratuidade

Unidade Araxá oferece cerca de 180 vagas em cursos técnicos e de formação inicial. Cadastro vai até dia 10 de fevereiro.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa Senac de Gratuidade (PSG), na unidade Araxá. São cerca de 180 vagas divididas em cursos de formação inicial e de nível técnico nas áreas da beleza, saúde, gestão, comércio, informática e hospitalidade.

A iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da qualificação gratuita, com ofertas de vagas em diferentes áreas de conhecimento. Uma oportunidade para que as pessoas possam planejar seus estudos, além de se prepararem para conquistar um espaço no mercado de trabalho e aumentar a renda.

Podem participar da seleção jovens estudantes que estejam cursando ou já tenham concluído a educação básica, e trabalhadores empregados ou desempregados que preencham os pré-requisitos conforme o curso escolhido e possuam renda per capta familiar de até dois salários mínimos federal. A seleção será baseada nas informações prestadas pelo candidato no formulário de inscrição e análise de critérios específicos como renda familiar, escolaridade e situação de trabalho.

Os interessados devem se cadastrar pelo site www.mg.senac.br , acessando a opção Programa Senac de Gratuidade, até o dia 10 de fevereiro. A inscrição é feita exclusivamente pelo site, onde os participantes também podem obter mais informações sobre o programa e cursos disponíveis. O resultado desta etapa será divulgado no portal do Senac em 15 de fevereiro.  As turmas começam em março. Mais informações pelo 3662 2720. 

Silla Silva | G.A.
-- 
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO